Projetos e Parcerias
O Instituto Cidades Sustentáveis desenvolve e articula uma ampla rede de projetos, iniciativas e colaborações com os mais diversos atores, desde a sociedade civil a gestores públicos, passando por organizações públicas, privadas e internacionais. Cada parceria nasce do compromisso compartilhado com o fortalecimento da democracia, a promoção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis e o aprimoramento das políticas urbanas.
Por meio dessa atuação integrada, o Instituto impulsiona ações que ampliam a participação social, fortalecem a gestão pública, fomentam soluções inovadoras e contribuem para transformar a qualidade de vida nas cidades.
Você também pode fazer parte desse esforço coletivo.
Atlas das Cidades Amazônicas
A colaboração entre o Instituto Cidades Sustentáveis, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e a Universidade de Brasília vem produzindo ferramentas, promovendo e reconhecendo ações e políticas públicas em nível local e, principalmente, pautando o desenvolvimento urbano sustentável na Amazônia a partir de dados, por meio de um amplo conjunto de indicadores relacionado à Agenda 2030.
O Atlas do Desenvolvimento Sustentável das cidades da Amazônia é um destes frutos, semeado por meio da atualização do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR) que oferece dados fundamentais para a promoção da qualidade de vida, o combate ao desmatamento e o acompanhamento dos desafios enfrentados pelos municípios da região.
Projeto Citinova
Iniciativa multilateral investe no planejamento urbano integrado e em tecnologias inovadoras para apoiar gestores públicos e promover cidades mais justas e sustentáveis. Além da ampliação da Plataforma Cidades Sustentáveis e do desenvolvimento do Observatório de Inovação, o projeto investe em infraestrutura urbana e sistemas de informação em Recife e Brasília.
A implantação de todas as ações ocorreu simultaneamente e envolveu o MCTIC, ONU Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA/GDF), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Agência Recife para Inovação e Estratégia e Núcleo de Gestão do Porto Digital (ARIES/Porto Digital), e Programa Cidades Sustentáveis (PCS).
Relatórios Locais Voluntários
Os Relatórios Locais Voluntários são instrumentos de monitoramento e avaliação do processo de implementação da Agenda 2030 nas cidades, e são uma recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular os avanços nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O uso dos dados do IDSC-BR nos RLVs possibilita uma abordagem baseada em evidências, garantindo que as políticas públicas sejam formuladas com base em diagnósticos concretos.
Com essa iniciativa, a parceria entre a Caixa e o Instituto Cidade Sustentáveis para o uso do IDSC-BR no monitoramento dos ODS nos governos locais se fortalece como um passo essencial para que o Brasil avance na construção de cidades mais resilientes, inteligentes e sustentáveis, alinhadas aos princípios da ONU para um futuro mais equilibrado e inclusivo.