Prêmio Cidades Sustentáveis

O Prêmio Cidades Sustentáveis reconhece as boas práticas de políticas públicas dos municípios signatários do Programa que mais avançam na implementação da Agenda 2030, com resultados concretos e mensuráveis, especialmente na redução das desigualdades.

O Prêmio já contou com quatro edições — 2014, 2016, 2019 e 2023, valorizando iniciativas inovadoras que fortalecem a gestão pública e promovem o desenvolvimento sustentável nos territórios.

O objetivo é incentivar e dar visibilidade a administrações municipais que transformam compromissos em ações e impacto real na vida das pessoas.

 

Acelerando a implementação da Agenda 2030

Em sua quarta edição, o Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030 é uma realização do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), com o apoio do Projeto CITinova. A premiação ocorreu nos dias 16 e 17 de junho, durante a Virada ODS, em São Paulo. Foram reconhecidas as Boas Práticas de cidades que estão avançando na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com políticas públicas que apresentam resultados concretos e mensuráveis. As Boas Práticas foram classificadas de acordo com as categorias Ambiental, Social, Econômico e Governança, vinculadas a ODS específicos. Veja abaixo mais informações sobre o prêmio e conheça os municípios premiados.

Redução das desigualdades

Em sua terceira edição, o Prêmio Cidades Sustentáveis contemplou as administrações municipais com políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras na redução das desigualdades, com resultados concretos e mensuráveis. Desta vez, o Prêmio Cidades Sustentáveis, foi conferido às cidades pequenas, médias e grandes em três categorias: Desigualdade econômica (com foco em gênero e raça); Acesso a serviços (Saúde, Educação e Infraestrutura); e Acessibilidade. A Cerimônia de premiação ocorreu durante a Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis e contou com a participação de dezenas de prefeitos e gestores públicos. O Prêmio Cidades Sustentáveis recebeu 114 inscrições de boas práticas desenvolvidas em 61 municípios, distribuídos por 15 Estados de todo o Brasil.

Políticas Públicas Temáticas

Nesta segunda edição, o Prêmio Cidades Sustentáveis contemplou administrações municipais com políticas públicas bem-sucedidas, com resultados concretos já mensuráveis, em oito áreas temáticas Bens Naturais Comuns; Criança; Cultura; Educação para a Sustentabilidade; Esporte; Governança; Mobilidade; e Saúde. A cerimônia de entrega do prêmio, realizada no Sesc Consolação, em São Paulo, foi promovida pelo Programa Cidades Sustentáveis (PCS) em parceria com diversas organizações da sociedade civil. O Prêmio Cidades Sustentáveis recebeu 129 inscrições de boas práticas desenvolvidas em 38 municípios.

Criação de Observatórios

Nesta primeira edição, o objetivo foi estimular os gestores públicos para a criação, manutenção e atualização de observatórios em seus respectivos municípios, contendo indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável, assim como reconhecer e valorizar as experiências bem-sucedidas. Uma iniciativa do Programa Cidades Sustentáveis, o prêmio foi entregue na Câmara dos Deputados, em Brasília (auditório Nereu Ramos - Anexo II). A iniciativa é da secretaria executiva do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Associação Brasileira de Municípios (ABM). O Prêmio Cidades Sustentáveis recebeu a inscrição de 57 municípios.
Rolar para cima