IDSC-BR

Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR)

O  Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) é uma ferramenta que visa estimular a evolução dos 5.570 municípios brasileiros nos objetivos e metas da Agenda 2030. 

Composto por 100 indicadores temáticos, ele permite uma visão geral e integrada das cidades em cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

VISÃO GERAL

O IDSC-BR apresenta uma avaliação abrangente da distância para se atingir as metas e objetivos da Agenda 2030 nos 5.570 municípios brasileiros, com base nos dados mais atualizados disponíveis nas fontes nacionais e oficiais. A intenção é orientar a ação política de prefeitos e prefeitas, definir referências e metas com base em indicadores e facilitar o monitoramento dos ODS em nível local. 

Há uma pontuação para cada objetivo e outra para o conjunto dos 17 ODS, de modo que seja possível avaliar os progressos e desafios dos municípios brasileiros para o cumprimento da Agenda 2030.

INDICADORES

Contemplam áreas como saúde, educação, renda, moradia, assistência social, igualdade de cor e gênero, acesso à água e ao esgotamento sanitário, energia, segurança pública, emissões e diversas outras. Associados e agrupados por ODS, eles permitem que se obtenha uma pontuação específica por objetivo e outra geral, para o conjunto dos 17 compromissos estabelecidos pela ONU em 2015.

Os indicadores foram aplicados a todos os municípios para gerar pontuações e classificações comparáveis. Os pontos são atribuídos no intervalo de 0 a 100 e podem ser interpretados como a porcentagem do desempenho ótimo. Ou seja, a diferença entre a pontuação de um município e 100 é a distância em pontos percentuais que ele precisa superar para atingir o desempenho ótimo.

QUEM FAZ

O (IDSC – BR) Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), consultoria do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e co-financiado pela Caixa, pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e pela União Europeia.

METODOLOGIA

A metodologia do IDSC-BR foi elaborada pela rede SDSN (UN Sustainable Development Solution Network), uma iniciativa da ONU para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos da academia, da sociedade civil e do setor privado no apoio de soluções em escalas locais, nacionais e globais. Lançada em 2012, a SDSN já desenvolveu índices para diversos países e cidades do mundo. Articulada em redes, a SDSN conta hoje com mais de 40 grupos nacionais e regionais, sendo dois deles no Brasil (um de caráter nacional e outro dedicado à Amazônia).

Rolar para cima