O que fazemos
Entender a cidade
Produzimos conteúdos e desenvolvemos ferramentas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras, independentemente de seu porte populacional ou características territoriais.
Esse trabalho é feito por meio de pesquisas de percepção realizadas em parceria com a Ipsos-Ipec, bem como de estudos e análises elaboradas a partir de dados e indicadores municipais.
É o caso do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), do Mapa da Desigualdade entre as Capitais e do Mapa da Desigualdade de São Paulo.
Transformar a Cidade
Por meio do Programa Cidades Sustentáveis, o instituto oferece uma agenda completa de sustentabilidade urbana que inclui metodologias, ferramentas e conteúdos de auxílio à gestão e ao planejamento municipal.
Esses materiais estão disponibilizados na Plataforma Cidades Sustentáveis, onde os usuários encontram uma série de guias de orientação para gestores públicos, um banco de boas práticas em políticas públicas municipais, software de geoprocessamento e um amplo conjunto de indicadores temáticos, associados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030.
Avaliar e reconhecer o progresso da cidade
O monitoramento e a avaliação do progresso das cidades são feitos com base em indicadores temáticos e ferramentas como o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, atualizado anualmente. Desse modo, é possível acompanhar a evolução dos municípios nas diversas áreas de atuação da administração pública, bem como monitorar os avanços e desafios locais na Agenda 2030.
Realizado a cada dois anos, o Prêmio Cidades Sustentáveis reconhece as boas práticas de cidades que estão avançando na implementação da Agenda 2030 e dos 17 objetivos da ONU, com políticas públicas que apresentem resultados concretos e mensuráveis.