“Lançado programa para promover crescimento sustentável em São Luís” – G1

 

‘Cidades Sustentáveis’ foi lançado nesta terça-feira (5), em São Luís.
Programa quer preservar a vida e o futuro de todas as espécies no planeta.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Falta de planejamento que permite a ocupação desordenada do espaço urbano. Surgimento de invasões, palafitas, lixões e nenhum saneamento básico. Nas ruas e avenidas, o crescimento da frota de veículos e o transporte público deficiente resultam em um trânsito caótico e na falta de mobilidade, problemas que afetam praticamente a vida de praticamente todos os cidadãos e denunciam falhas na administração pública.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 85% da população brasileira vive hoje na zona urbana e, à medida em que as cidades vão crescendo em tamanho e população, aumentam também as dificuldades para se manter o equilíbrio entre o homem e o meio-ambiente. O problema fez surgir várias discussões sobre um tema atual – a sustentabilidade, definida como uma forma de preservar a vida e o futuro de todas as espécies no planeta.

Com isso, o programa Cidades Sustentáveis foi apresentado nesta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa de São Luís. O projeto, de iniciativa de institutos e movimentos sociais, está sendo lançado em todo o país e chegou hoje à capital maranhense.

"Se nós não tomarmos uma decisão urgente agora, de pensar São Luís para daqui a 20 anos e criar um planejamento nesse sentido, a tendência é essas questões se agravarem cada vez mais e os problemas aumentarem. Por isso é extremamente urgente a gente estabelecer esse pacto agora", comentou Daniel Madorra, coordenador do Movimento Nossa São Luís.

Os pré-candidatos à prefeitura da capital foram convidados a assinar um documento se comprometendo a adotar políticas públicas sustentáveis em seus programas de governo, além de prestar contas com a sociedade a partir de resultados concretos.

"A meta do programa é fazer com que as próximas gestões municipais incorporem ferramentas e instrumentos de gestão pública que já foram provadas, testadas e deram bons resultados em diversas cidades do mundo e também em algumas cidades do Brasil e da América Latina", explicou Maurício Broinizi, coordenador do programa Cidades Sustentáveis.

O maranhense Álvaro Lima, que hoje é diretor de Pesquisas Econômicas e Sociais da Prefeitura de Boston, nos Estados Unidos, falou dos avanços da cidade norte-americana, que hoje é exemplo de sustentabilidade há seis anos. "É preciso pensar como você pode, a cada geração, deixar as condições da sua cidade melhores do que quando você nasceu", disse.

Compartilhe
Rolar para cima